Alimentação Saudável

 

Vamos estimular a alimentação saudável. 

O Projeto Mini Chef é uma das estratégias da Kingdom Kids, em parceria com a Menu Infantil, para despertar nas crianças o gosto pela alimentação saudável, tão importante nos dias atuais e, ao mesmo tempo,  desafiante diante das inúmeras possibilidades oferecidas pelo mercado. Para trabalhar com os nossos alunos, a Menu Infantil não tem medido esforços para atrair os nossos pequenos para esse tema.

Pensando assim, a equipe da Menu Infantil nos concedeu uma entrevista, explicando alguns pontos da abordagem promovida no período de 30.5 a 3.6.2016, aproveitando que estamos trabalhando o Meio Ambiente, conforme a seguir: 

Qual foi o objetivo da montagem das oficinas? Na opinião da equipe, vocês atingiram o objetivo?

Estimular o interesse pela alimentação saudável, fazendo com que a criança se torne agente ativo da própria alimentação, pois estão na faixa etária da formação de hábitos alimentares que serão perpetuados pelos próximos anos. Por isso a importância do incentivo e estimulo desde pequenos. Plantamos uma pequena semente que deverá ser cultivada no dia a dia da criança.

O que foi oferecido? Como as crianças receberam as dinâmicas?

Foram feitas diferentes dinâmicas de acordo com a faixa etária de cada turma, associando a promoção dos hábitos alimentares saudáveis com diferentes estímulos. Trabalhamos os sentidos, como tato, paladar, olfato e visão no Kids 1. Enquanto que no Kids 2,  desenvolvemos a dinâmica ‘’De onde vem os alimentos’’, assunto fundamental a ser trabalhado com as crianças, pois na atualidade com a vida urbana sendo predominante, acredita-se que os alimentos vem apenas dos mercados, fazendo com que o real significado da cultura alimentar se perca.

No Kids 3 brincamos do Jogo da Memória Saboroso, sabe-se que associar a alimentação com momentos divertidos e prazerosos é fundamental para despertar o interesse da criança por uma alimentação mais saudável, além de estimular memória, percepção visual e raciocínio.

Na turma do Kids 4 foi trabalhado a associação dos órgãos do corpo humano à alimentos que lhe trazem benefícios, estimulando a imaginação e criatividade. Em todas as turmas houve um retorno muito positivo, ficou notória a curiosidade que foi despertada com o tema, desde os mais pequenos que ficaram maravilhados com as diversas texturas e frutas in natura apresentadas, como a surpresa em saber como era plantando o arroz e o feijão, a alegria em reconhecer diferentes tipos de frutas e verduras e como nosso corpo é composto por tão diferentes órgãos, de diferentes tamanhos e formatos e que os alimentos trazem vida para todos eles.

Como as famílias podem atuar, para agregar ainda mais ao trabalho da escola?

A família possui o papel fundamental na promoção e propagação dos hábitos alimentares saudáveis, pois são os exemplos do dia-a- dia. Incluir as crianças na rotina alimentar, os prepara para decidir  o que querer comer. Então sempre envolva-os no processo de preparação dos alimentos, na aquisição (feiras e mercados), torne o momento das refeições prazeroso, com participação dos familiares.

Qual a dica para manter o interesse das crianças ao tema?

A alimentação deve ser abordada de forma alegre e espontânea, não deve ser tratada com imposições, regras e moeda de troca. Invente brincadeiras, diferentes formatos dos alimentos e o mais importante, estimule sempre o ato de experimentar.